quarta-feira, 1 de julho de 2009

Documentário "Ao encontro das músicas do mundo em Sines"

Este blog visa complementar, toda a informação inerente a este projecto documentário, realizado em Sines, durante a 9ª edição do festival FMM - Festival Músicas do Mundo 2007.
Neste espaço pretendemos incluir todo o tipo de informações relacionadas com este projecto.
Vamos incluir on-line, imagens inéditas que não fazem parte da edição do documentário, como por exemplo o making of, fotos e algumas curtas que foram sendo editadas, de acordo com a imensa quantidade de imagens, obtidas no processo de produção.
O documentário, neste âmbito, é um 1º trabalho desta equipa cujo o objectivo principal é ligar-se ao universo das musicas de tradição, uma equipa que quer ir ao encontro dos festivais como foi este 1º projecto, mas também quer ir ás fontes que fazem jorrar a verdadeira cultura, tentando ilustrar esses momentos de uma forma autêntica, genuína feita sem rede, apenas por intuição, e por querer registar a verdadeira alma dos povos.
Perceber as gentes, cuja entrega aos valores que lhes são atribuídos, naturalmente, de gerações em gerações é tentar compreender o nosso papel, enquanto habitantes deste mundo tão diversificado. No fundo, e ligando o termo a uma música interpretada por Amália, estamos no encalce duma forma estranha de vida, como assunto, como cultura, essencialmente como um registo do que ainda perdura, através dos valores que se emanam e não se podem nem devem perder-se.
Fiquem com o nosso trailer deste documentário, que começou ao contrário das nossas intenções, ou seja, fomos 1º registar o lado evoluído e massificado das tradições culturais, neste particular, feito em Portugal. Para que possamos de seguida rumarmos á fonte, ao genuíno, ao vizinho, á família, á aldeia e a todos aqueles que fazem e partilham a cultura de tradição musical das mais diversas formas e maneiras.
Obviamente que tudo isto tem o aroma da utopia, do incerto.
Obviamente que tudo isto tem o sabor da vontade, da partilha.
Contamos contigo nesta viagem rumo a porto incerto, quanto mais não seja pela experiência, mas por agora...
fiquem por Sines e sintam esta forma de estar, através da lente que apenas observa,
apenas regista sem interferir, sentido, vivendo a sensação do momento,tão natural quanto isso, o momento, que foi aquele.
Um grande abraço a todos aqueles que partilham este sentimento e obviamente aqueles que fazem do FMM uma realidade palpável e única pela forma como partilham as tradições daquelas gentes que sobem ao palco para mostrar e fazer sentir valores, prazeres.
Abraços cheios de música para todos.

Viajemos, então, sem tempo...


A equipa do documentário.

4 comentários:

  1. Quero aproveitar este espaço para agradecer a oportunidade ao Paulo pela oportunidade que me deu em participar neste projecto, e esperar que outros desafios possam estar em mente! Que o olhar da lente continue a absorver a cultura musical around the world...

    Obrigado Paulo,

    João Fontes

    ResponderEliminar
  2. Grande Jonas, a realidade é que tu foste e és um exemplo de profissionalismo e dedicação, consegues aliar a tua motivação ao teu elevado nível de desempenho.Foi e será sempre um prazer estar contigo como profissional e sempre como amigo. sigamos pelo trilho da música á procura da nossa própria essência, vamos?

    Aquele grande abraço companheiro
    e boas imagens aí por África.
    P.N.

    ResponderEliminar
  3. Parabens! Trabalhinho ousado :) Para uma primeira "obra", arrancar sem "rede", sem repeat take, em tempo real... e na altura (2007) sem apoios... Parabens, para ti, e para a toda a equipa. 2 anos a acreditar sempre não é facil, mas cá está "Ao Encontro das Musicas do Mundo em Sines". Este documentário tem um gostinho especial, eu sei... Obrigado pelo convite, e pelo trabalhinho as costas que ando a carregar, mas valeu a pena!
    Nao te esqueças da jantarada para a malta :)

    P.S: Agora é que vai começar tudo...
    Alvaro Presumido

    ResponderEliminar
  4. Grande Nobre!!!
    Um grande abraço e que este seja o primeiro projecto de muitos!!!
    Faz falta a Portugal e a estas cabeças mesquinhas que andam por aí alguém que pensa por si e persegue o seu sonho!!!
    Um grande abraço e havemos de estar por aí juntos numa tasca com uma garrafa de vinho, para demonstrar o que é Portugal!!!

    Sorte para o futuro!!

    ResponderEliminar